Rizoma: O modelo rizomático presta-se para mostrar que a estrutura convencional das disciplinas epistemológicas não reflete simplesmente a estrutura da natureza, mas sim um resultado da distribuição de poder e autoridade no corpo social. Não se trata da apresentação de um modelo que represente melhor a realidade, mas a noção, oriunda do antifundacionalismo, de que os modelos são ferramentas pragmáticas, e não ontológicas. A organização rizomática do conhecimento é um método para resistir a um modelo hierárquico que reflete, na epistemologia, uma estrutura social opressiva.
Kairós: A experiência do momento oportuno. Os pitagóricos consideravam Kairós como "oportunidade". Kairós é o tempo em potencial, tempo eterno e não linear, enquanto Chronos é a medida linear de um movimento ou período. Na retórica, Kairós era uma noção central, pois caracterizava "o momento fugaz em que uma oportunidade/abertura se apresenta e deve ser encarada com força e destreza para que o sucesso seja alcançado".
Rizoma Kairós é um chamado para a conexão de espaços autônomos com o movimento orgânico dos corpos nômades/autônomos/libertários em uma rede que se estende de forma horizontal no subsolo social, unindo a contracultura ao desenvolvimento do Anarquismo contemporâneo prático e efetivo, em progresso da emancipação de cada indivíduo, sanando as problemáticas já vivenciadas, estruturando um trabalho de base funcional, que permita a cada um, a execução partilhada das funções de espaços, coletivos, projetos e indivíduos, sem hierarquia, sem fronteiras, nem autoridade ou burocracia, para desenvolvimento contínuo da consciência sobre a rede existente, diminuindo a distancia e aumentando o potencial do movimento conectado desses corpos livres e independentes em processo de emancipação.
Essa iniciativa propõe a fluidez, espontaneidade e organicidade em uma rede colaborativa voluntária de apoio mútuo, criando nos espaços as funcionalidades que através das experiencias de con-vivência podemos fazer analogias que cumpram o papel de suprir as necessidades e nutrir as potencialidades:
Suprimento das necessidades Fundamentais: Ar, Água, Alimento, Agasalho e Abrigo.
Salubridade (Ar/Água), preservação (Água/Alimento), proteção (Alimento/Agasalho), privacidade (Agasalho/Abrigo) e repouso (Abrigo/Ar).
Kultura que promova as Artes Autônomas, as Ciências Nômades e Filosofia Libertária
Desenvolvimento da Autonomia com o livre acesso aos Conhecimentos e coletivização dos meios de produção: Intercâmbio de conhecimentos, Oficinas e cooperativas.
Espaço de acolhimento psicológico, emocional e pedagógico-libertário.
Formação de coletivos e grupos de afinidades
Desde 2016 o Rizoma Kairós tem sido posto em prática em Okupas e fluxos de encontros, mas a rede, os espaços e os indivíduos estão dispondo essa rede em pulsões de existências que se cruzam e caminham não sabendo onde começa, e é provável que não começou em um ponto, mas em uma ramificação da livre iniciativa individual dos refratários que constroem sua própria emancipação.
Essa é uma campanha com a função de fomentar a autogestão social através da propaganda pelo ato de uma sociedade alternativamente organizada.
Se deseja participar da estruturação daquilo que já está posto, podemos nos conectar:
anarcogu@gmail.com
@anarquia_e_cogumelos
@rizomakairos
A Internet é hoje a base de conexão e aqui okupamos, Okupe a web, Okupe a rua, Okupe as praças, Okupe as casas e espaços ociosos, okupe as terras, coletivize as propriedades, okupe o mundo, Emancipemo-nos.
Saúde, Tesão e Anarquia

Nenhum comentário:
Postar um comentário