Há uma necessidade de ação, de tomada de atitude, para quem quer mudança, sobretudo quando se quer melhorar o estado de coisas tomando para si a responsabilidade, deixando de esperar dos outros. Foi assim, tentando atender essa necessidade comum, que nos unimos. Cada um em uma cidade/estado, cada um vivendo sua vida, e ainda assim, todos com as mesmas urgências. Nem todos se conheciam, mas a rede se formou pelo mesmo objetivo: se não podemos fazer algo juntos, vamos nos juntar para ajudar quem está unido tentando fazer algo. Dessa ideia/necessidade, de fazer algo, de ser protagonista da mudança que queremos ver acontecer, nasceu, há 5 anos, a Cooperarkia, hoje, Coopera em Rede (a mudança do nome é uma história a parte). A ideia era impulsionar algo que pudesse andar sozinho - dado o primeiro impulso. Criamos uma espécie de "banco temporário". Cada um emprestou uma quantia de dinheiro que seria devolvido, era o primeiro impulso em conjunto. Criamos uma conta conjunta, baseada na inteira confiança uns nos outros (pessoas que não se conheciam viajaram, se encontraram e abriram uma conta bancária no mesmo dia, conta conjunta, um casamento "às escuras"). Depositamos o montante e decidimos o que seria o motor que manteria o movimento, depois de dado o primeiro arranque.
Confesso que não houve muita criatividade, mas a ideia concebida tampouco era ruim: vender camisetas estampadas com motes comuns a todos (desenho e frases feitas e criadas por nós). Ora, todo mundo usa camisetas, todo mundo compra camisetas, e podemos dizer que é um item essencial uma vez que temos cultura de cobrir os corpos.
Não preciso dizer que todos concordaram e alguns se prontificaram em materializar a ideia. Selecionamos desenhos, frases; confeccionamos as telas e compramos o material para estamparia (vale dizer que a prática da estamparia trouxe o aprendizado, já que não tínhamos experiência); pesquisar camisetas a um preço que pudéssemos vender e gerar renda (uma vez que teríamos que devolver o dinheiro investido e continuarmos o movimento para podermos ajudar projetos); divulgação para venda (a confecção se tornou o próprio material de divulgação, já que as camisetas são temáticas.
O resultado agradou de tal maneira que alguns não quiseram o dinheiro de volta, mas camisetas. Enviamos por correio todas as peças que compramos com o intuito de devolver o investimento e já ganhamos fôlego para um segundo lote totalmente autônomo. De lá pra cá já confeccionamos novas telas, ganhamos desenhos de apoiadores, com novos temas, e tivemos a felicidade de apoiar, minimamente, 20 projetos (de indivíduos e grupos). E seguimos em rede, criando, vendendo camisetas e apoiando projetos.
Se você tem um projeto que precisa de apoio, entre em contato.
Se você quiser apoiar nosso projeto, que apoia iniciativas e projetos autônomos, compre nossas camisetas, faça parte dessa rede que mantém vivo o sonho de muita gente

Simbora nessa rede de apoio mútuo. Não estamos sozinhos. 🖤
ResponderExcluir