UMA REDE COLETIVA DE CONEXÕES RIZOMATICAS E KAIROLÓGICAS DE INDIVÍDUOS CONSTRUINDO A EMANCIPAÇÃO

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Laboratório de compreensão emocional: O tempo dentro do tempo


Gosto de tecer a ideia de "tempo dentro do tempo".

Outro dia, em uma pequena pesquisa dentro da plataforma digital, 80% das pessoas disseram não saber "aproveitar" o tempo. Poderia cunhar muitos pensadores, mas reduzir a genialidade da existência humana em uma pequena parte, seria de uma marginalidade imensa, ainda que essa questão fosse respondida por 1 bilhão de pessoas, faltariam cerca de 7 bilhões.

Não parece rentável, mas: Olhemos uma pessoa por vez!

Se somos ensinados a compor padrões humanos tão mecânicos, é consequência óbvia que muitas pessoas comportem-se da mesma maneira.

Curiosamente, utilizamos grande porção de tempo para ganhar tempo e, depois, como somos incentivados a "aproveitar" o que ganhamos?

Em visita a uma aldeia indígena, encontrei e adquiri duas artes e outro companheiro, também, a artesã, logo em seguida, junta seus objetos e vai embora. O companheiro, espantado me diz: Mas agora que ela começou a vender, resolve ir embora?



 Sim, a relação com o tempo é uma cultura. Muito possivelmente, naquele momento, ela recebeu o necessário para viver o dia e partiu para agir naquilo que era de seu desejo. A mentalidade colonizada, pensa em acumular.

Vivemos, como sociedade, uma felicidade baseada em consumir, adquirir, TER...

Mas qual o conceito do "necessário"? Em que momento da sua construção educacional, alguém te convidou a pensar no que realmente precisa, para viver?


Além do mais, a doutrinação do servir é vasta. Penso que os anos de formação "essencial" ensinaram-me a obedecer o sentido da existência, onde todos fazem a mesma coisa e caminha em direção às mesmas "conquistas".

Todo ano, trabalha-se 12 meses, para que em dezembro adquira-se o direito de receber uma décima terceira parte de salário e, também, todo mês 12, organiza-se grande movimentação de investimento em adquirir coisas, talvez, desnecessárias, então todo o ciclo de disposição da energia da pessoa humana, provavelmente será revertido em alimentos, bebidas e mais acúmulo de objetos. Mas, e o sistema?


Quanto o sistema lucra, com seu tempo?


@luacosmo

https://linktr.ee/LuaCosmo?fbclid=PAAaZ3CCk1x9oCW703M51T9sMluMcLaG1KqK1dvz0dpcj_a4tJ3Pq5GrMHd-s


RIZOMA KAIRÓS : CONSTRUIR DESDE A PRÁTICA

Nós somos uma malha de conexões que ligam redes através de indivíduos livremente associados, fortalecendo os processos de emancipação dos in...